Capítulo 2 - Modulação em Amplitude - Página 12 

2.12 Misturador 

O misturador (MIX - mixer) é um circuito de conversão de frequências controlado por uma fonte externa de variação periódica no tempo, em geral cossenoidal (mas não necessariamente). O misturador apresenta três portas: oscilador local (LO - local oscillator) para aplicação da fonte externa, frequência intermediária (IF - intermediate frequency) para aplicação do sinal de frequência mais baixa e rádio frequência (RF - radio frequency) para obtenção do sinal de frequência mais alta. Nos misturadores, o processo de conversão de frequência é realizado através de elementos chaveadores os quais podem ser implementados com diodos ou transistores. Os misturadores podem ser dos tipos: simples, balanceado ou balanceado duplo, caso utilizem um, dois ou quatro elementos chaveadores, respectivamente.
 
Na figura abaixo tem-se um misturador balanceado duplo implementado com diodos, sendo que as portas IF, RF e LO são representadas pelos resistores R1, R2 e R3, respectivamente.
Nota-se que quando a fonte V' encontra-se no semi-ciclo positivo, o sinal gerado pela fonte V é aplicado ao transformador da porta 2 com uma determinada polaridade e quando a fonte V' encontra-se no semi-ciclo negativo, o sinal gerado por V passa a ser aplicado com a polaridade inversa. Assim sendo, se o sinal s(F.t) for incidente na porta 3 (LO) e o sinal x(t) for incidente na porta 1 (IF), o sinal m(t) transmitido para a porta 2 (RF) será
 
 
As relações dos números de espiras N:1 e 2:1 têm como objetivo produzir um circuito casado (H11=H22=H33=0). Nas aplicações em modulação AM, o sinal resultante m(t) deve ser filtrado a fim de eliminar as frequências mais altas geradas pelo chaveamento e representadas pelo somatório acima. Assim como o detetor, o misturador não é um circuito linear, mas comporta-se como um circuito de conversão linear de frequência, sendo que o valor máximo do módulo do coeficiente de transmissão vale KMIX = 2 / p = - 4 dB no misturador acima. A vantagem do misturador balanceado duplo sobre os outros tipos reside na obtenção do maior coeficiente de transmissão e na maior isolação entre as três portas.

Universidade Federal do Paraná - Departamento de Engenharia Elétrica - www.eletr.ufpr.br/artuzi