Prof. Dr. Luis Schuartz

Graduado em Engenharia Elétrica pela UFPR (2017), mestre em Engenharia Elétrica/Telecomunicações pela UFPR (2018) e doutor em Engenharia Elétrica/Telecomunicações pela UFPR (2021). Atuou como professor do CETEP em 2018, foi professor Substituto no IFPR - Campus Campo Largo em 2019, concluiu o estágio de pós-doutorado em Engenharia Elétrica/Telecomunicações na UFPR em 2023. Foi analista de sistemas embarcados na Agres - sistemas eletrônicos atuando em P&D para controle de esterçamento automático em máquinas agrícolas entre 2021 e 2023. Atualmente é professor efetivo no departamento de Engenharia Elétrica da UFPR e pesquisador do Grupo de Circuitos Integrados e Sistemas (GICS).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2917252128725142
OrcID: https://orcid.org/0000-0002-3202-1565
Participe dos projetos do GICS www.gics.ufpr.br

CONTATO

Email - Telefone: 3361-3505
Departamento de Engenharia Elétrica - UFPR
Centro Politécnico, CP.19011
Curitiba, PR 81531-980

ENSINO

Graduação em Engenharia Elétrica

Cursos de Especialização

  • Eletrônica automotiva embarcada - Especialização em engenharia automotiva.

PESQUISA

  • Modelagem e linearização de amplificadores de potência de RF de banda larga e de bandas múltiplas concorrentes – Este projeto de pesquisa tem o objetivo de desenvolver soluções de pré-distorção digital que permitam atingir maior rendimento dos transmissores de rádio frequência aos limites das normas implementando saturação e distorções de sinal aplicados à bandas múltiplas concorrentes e modelo de todo o espectro atuando nas bandas concorrentes de interesse e mitigando interferências transmitidas fora dos espectros de interesse. As soluções a serem desenvolvidas possuem aplicação para pré-distorção digital de amplificadores de RF de bandas muito largas, comunicações de telefonia móvel de última geração e protocolos múltiplos.
  • Modelagem e linearização para PAs aplicando modelo de todo o espectro e técnicas para saturação de bandas múltiplas concorrentes – Descrição: Os sistemas de comunicação sem fio vêm sofrendo uma demanda de crescimento exponencial em transferência de dados e, como consequência, os sistemas de transmissão e recepção dos dispositivos precisam estar aptos a atuar com largura de banda alta, agregação de canais, transmissão concorrente e frequências elevadas, e ao mesmo tempo apresentarem eficiência no uso de energia. Essas duas características de atuação são desafiadoras, e cada vez mais, os amplificadores de potência (PA) dos sistemas de comunicação são desenvolvidos para apresentarem reconfigurabilidade e largura de banda elevada. Se, por um lado, esses efeitos permitem obter eficiência, por outro lado a linearidade é consideravelmente comprometida e o uso da pré-distorção torna-se obrigatório. O pré-distorcedor digital (DPD), componente incluído no processamento digital do transmissor que compensa as não linearidades do PA, é uma solução que apresenta bom desempenho e reconfigurabilidade, sendo abordado constantemente na literatura. Entretanto, o DPD depende de modelos de acurácia elevada e de poucos parâmetros para que sua aplicação seja efetiva. Nesse cenário, as aplicações de bandas múltiplas e de banda larga trazem dois desafios principais: o excesso de linearidade comprometendo a otimização de eficiência para casos de bandas múltiplas, além da necessidade de modelos específicos para aplicações distintas. Pesquisas recentes e a aplicação de técnicas consolidadas para simulação de circuitos de RF permitem aplicações importantes para a solução dos problemas citados. Aplicando conhecimentos recentes e consolidados da literatura, o objetivo principal desse projeto de pesquisa é modelar e aplicar a linearização em cenários de bandas múltiplas concorrentes utilizando um único modelo de todo o espectro e implementar técnicas de saturação e de fator de redução de crista para aplicações em bandas múltiplas concorrentes.

EXTENSÃO

  • DesmistifICar - desvendando os circuitos integrados –Descrição: Projeto de extensão universitária vinculado ao GICS com intuito de promover e levar conhecimentos relacionados à microeletrônica à comunidade acadêmica e externa à Universidade de forma simples através das seguintes ações extensionistas:- Criação de materiais utilizando plataformas digitais de divulgação a fim de tornar os temas de microeletrônica atrativos para estudantes e comunidade em geral;- Criação e aplicação de cursos e treinamentos de curta duração que auxiliem diretamente estudantes que pretendam ingressar nessa área de conhecimento;- Criação, adaptação e demonstração de experimentos com microeletrônica e radiofrequência dedicados a alunos de ensino médio, em especial para escolas públicas com o intuito de propagar conhecimentos e atrair alunos para o curso;- Promoção de eventos de atualização, qualificação e divulgação de trabalhos da área, promovendo melhor formação de discentes da graduação e pós-graduação, e divulgação para comunidade acadêmica;- Gerenciamento de redes sociais do grupo de pesquisa;- Contato e divulgação de oportunidades internacionais aos alunos de graduação e pós-graduação.
professores/schuartz/inicial.txt · Última modificação: 2024/08/29 13:32 por luiss
CC Attribution-Share Alike 3.0 Unported
www.chimeric.de Valid CSS Driven by DokuWiki do yourself a favour and use a real browser - get firefox!! Recent changes RSS feed Valid XHTML 1.0