Estágio obrigatório: pré-requisitos e carga horária

No Estágio Obrigatório o aluno deverá cumprir uma carga horária mínima, correspondente à carga horária da disciplina de estágio do currículo no qual o discente estará matriculado.

O Estágio Obrigatório, sendo previsto no currículo do curso, deve ser considerado pelo aluno como atividade a exigir matrícula prévia e respeito aos pré-requisitos estabelecidos nos currículos vigentes. Portanto, para a integralização da carga horária em Estágio Obrigatório, o aluno deverá se matricular nas seguintes disciplinas:

Caso o aluno do Curso Noturno opte por realizar o Estágio Obrigatório em um único período, deverá se matricular simultaneamente das disciplinas TE291 e TE292.

Os pré-requisitos necessários para efetuar a matrícula nas disciplinas de Estágio Obrigatório encontram-se estabelecidos na Regulamento que rege as atividades de estágio do curso de Engenharia Elétrica.

Pré-requisitos para a matrícula em Estágio Obrigatório:
Currículo de 2019 no período integral: ter completado 2.860 horas do curso
Currículo de 2019 no período noturno: ter completado 2.980 horas do curso
Currículo de 2022 no período integral: ter completado 3.000 horas do curso
Currículo de 2022 no período noturno: ter completado 3.120 horas do curso

Matrícula

Para solicitar matrícula nas disciplinas de estágio obrigatório, o aluno deverá preencher o formulário disponibilizado pela Coordenação de Curso, dentro do prazo estabelecido no calendário acadêmico.

- As solicitações serão encaminhadas para a comissão orientadora de estágio, que fará uma análise preliminar do requerimento e histórico escolar / relatório de integralização do interessado e poderá:

- As solicitações deferidas serão encaminhadas à Coordenação do Curso para abertura de turma em nome do professor orientador e matrícula do interessado.

==> Procedimentos para a assinatura de contratos de estágio
==> Entrega de relatórios, documentos ao término do estágio e termos de rescisão

Caso especial: Estudante-funcionário

Professor orientador

De posse da lista de alunos com pedidos deferidos de matrícula nas disciplinas de estágio obrigatório, a comissão orientadora de estágio fará uma distribuição dos alunos entre os professores do Departamento de Engenharia Elétrica, para fins de orientação. A partir da publicação em edital da lista de orientadores e respectivos alunos, cada aluno deverá entrar em contato com o seu professor orientador, para comunicar se já está ou não fazendo estágio e receber instruções. Os alunos podem também procurar previamente um professor orientador, e indicá-lo no requerimento de matrícula.

Os alunos devem submeter os contratos diretamente pelo formulário da COE. A COE encaminhará o processo ao prof. Orientador e à Coordenação de curso, para as devidas assinaturas. A COAFE autorizará o início das atividades de estágio por meio de despacho no SEI.

Recomenda-se que os professores orientadores mantenham contatos periódicos com seus orientados, de modo a ficarem cientes das atividades que estão sendo executadas e prestar assistência aos alunos em caso de dúvidas. Os alunos podem procurar seus orientadores sempre que o julgarem necessário.



Voltar à página de estágio obrigatório
Página inicial de estágio