Quais seriam os primeiros passos sugeridos?
Depois que o estudante realizou o seu registro acadêmico, sugere-se obter o acesso aos principais sistemas, conforme a sequência:
1º Passo: Obter o email @ufpr: Você pode pedir o seu email pela
intranet da UFPR. Nesta página você pode solicitar seu email ou recuperar a senha que será enviado para o endereço eletrônico no qual você realizou o registro acadêmico. Se estiver com dificuldades de acesso,
verifique este tutorial da PRAE ou envie um email para
csa.agtic@ufpr.br detalhando o que deseja e informando os dados a seguir:
Nome completo;
Data de nascimento;
CPF (somente números);
Email alternativo para recuperação de senha.
Observação: A solicitação de e-mail institucional pelo calouro só será possível após confirmação de matrícula e atualização dos dados do calouro nos sistemas que viabilizam a solicitação, isso não é feito de forma automática, é necessário um prazo para essa atualização de até 72 horas após a confirmação. O calouro deverá aguardar o prazo de três a cinco dias após a confirmação do registro acadêmico para efetuar a solicitação do e-mail na intranet.ufpr.br
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3º Passo: Acesse ao email @ufpr.br e ao TEAMS: O email da ufpr é acessado pelo
link do Office Outlook da Microsoft. Ao acessar o office365 você terá acesso ao Outlook (para a visualização dos emails), à diversos aplicativos online da microsoft (Excel, Word, Powerpoint, Onedrive e Teams) e ao TEAMS (espaço virtual onde são realizadas as aulas
online);
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Após o registro acadêmico já poderei obter comprovante de matrícula?
Não. O comprovante de matrícula só é emitido após a confirmação de vaga, que ocorrerá no período de 26 a 28 de fevereiro com a assinatura de documento na secretaria que comprove a sua presença. Assim, nesse lapso temporal, a UFPR não poderá fornecer qualquer comprovante para fins de conta em banco, aluguel de imóvel, solicitação de benefícios para o transporte coletivo etc.
Após a confirmação da vaga os estudantes poderão obter qualquer documento referente a graduação (declaração de matrícula, relatório de integralização, etc.) que poderão ser obtidos na aba “Documentos” do SIGA. O estudante também pode solicitar documentos por email,
veja os modos de obter documentos neste endereço.
Preciso me matricular nas disciplinas do primeiro semestre?
Eu sou calouro e já cursei algumas disciplinas em outra universidade. Posso solicitar dispensa de disciplinas e me matricular em disciplinas a partir do segundo período?
Se você já cursou disciplinas em outra universidade, você poderá solicitar a
equivalência de disciplina e
solicitar a matrícula com quebra de pré-requisito. Os pedidos de equivalências de disciplina deverão ser solicitados no período de 26 de fevereiro a 13 de março de 2024
pelo sistema SIGA. Os pedidos de matrículas são realizados pelo formulário no período de 22 a 25 de fevereiro,
veja o procedimento aqui.
Onde obtenho informações adicionais sobre a UFPR?
Iremos receber carteirinha de estudante?
Não, a universidade não está mais emitindo carteirinha de estudante. O estudante pode obter documentos e comprovantes de matrícula
via SIGA.
Será disponibilizada aqui a programação de atividades da primeira semana.
Onde deverei ir no primeiro dia de aula?
Onde posso ver o ensalamento?
Preciso comprovar a minha presença nos primeiros dias de aula?
Os estudantes do primeiro período devem, nos três primeiros dias de aula, confirmar o seu registro acadêmico na coordenação do curso, assinando a lista de confirmação de vaga. Se perder esse prazo, o estudante terá o seu registro cancelado e sua vaga será destinada a outro candidato
Eu poderei utilizar o Restaurante Universitário - RU?
Sim, utilizando-se de seu
comprovante de matrícula ou pela apresentação de documento de identificação você poderá acessar o RU.
Que prazos e datas eu devo me preocupar?
No
site da graduação deste 1º Semestre de 2024 você encontrará as principais datas a serem monitoradas, mas convém destacar para os calouros:
22 a 25 de fevereiro - Pedido de Ajuste de Matrícula via FORMS
26/02/2024 - Início das Aulas do 2º Semestre de 2024
26 de fevereiro a 13 de março - Prazo para solicitar equivalência de disciplinas : IMPORTANTE - Até esta data os calouros poderão solicitar todas as equivalência de disciplinas para o curso inteiro (por exemplo, se o estudante cursou X anos em outra universidade, terá que pedir a equivalência de todas as disciplinas que já cursou nestes X anos. O estudante não terá outra oportunidade de solicitar equivalência de disciplinas em toda a duração do curso.
Estou no primeiro semestre, posso trancar o curso?