====== Protocolo de Novas Solicitações ====== A partir de fevereiro de 2017, todas as solicitações na secretaria da coordenação do curso, exceto ajustes de matrículas, deverão seguir o trâmite eletrônico via sistema **[[http://www.ufpr.br/sei/|SEI]]**. **Veja abaixo como fazer uma solicitação de acordo com o novo procedimento.** **a)** O solicitante deverá ter cadastrado endereço de e-mail no sistema webmail da universidade: **---@ufpr.br**. **b)** Quando o assunto não exige a apresentação de documentos comprobatórios, as solicitaçãoes podem ser geradas numa das seguintes formas: * preencher o **[[graduacao:formularios|formulário]]** eletronicamente (editor de texto, planilha, etc.), gerar o arquivo ---.pdf e enviar para o e-mail da coordenação, * imprimir o formulário, preencher no papel, digitalizar no formato ---.pdf e enviar para o e-mail da coordenação, * imprimir o formulário, preencher no papel e apresentar (solicitante ou encarregado) na secretaria da coordenação para digitalização. ** ATENÇÃO:** o remetente deve ser o endereço de e-mail **---@ufpr.br** do solicitante, caso contrário a solicitação via e-mail será IGNORADA. **c)** Quando o assunto exige a apresentação de documentos comprobatórios, as solicitações devem ser feitas na secretaria da coordenação na seguinte forma: - preencher o **[[graduacao:formularios|formulário]]** eletronicamente e imprimir ou imprimir o formulário e preencher no papel, - na sequência, anexar os documentos comprobatórios originais, - enumerar todas as páginas em ordem crescente, a iniciar pelo formulário, no canto superior direito da folha (pode ser a lápis), - apresentar (solicitante ou encarregado) na secretaria da coordenação para digitalização, - após a digitalização, os documentos comprobatórios serão devolvidos. ** ATENÇÃO:** somente serão aceitas impressões da web de documentos comprobatórios com autenticação digital, cópias não serão aceitas. **d)** O secretário da coordenação abrirá um processo no sistema SEI e postará a assinatura digital dele como forma de autenticação dos documentos digitalizados. **e)** O solicitante será notificado via e-mail **---@ufpr.br** da abertura do processo e, acessando o sistema SEI como **[[https://sei.ufpr.br/sei/controlador_externo.php?acao=usuario_externo_logar&id_orgao_acesso_externo=0|usuário externo]]**, deverá: - verificar se os documentos apresentados foram digitalizados corretamente, - ler a declaração de que conhece as resoluções, instruções normativas e regulamentações sobre o assunto, que verificou se a digitalização dos documentos está correta, que tem ciência de que o preenchimento equivocado do formulário e que a ausência de documentos comprobatórios exigidos podem acarretar no indeferimento das solicitações sem possibilidade de correção posterior, - assinar a declaração digitalmente via senha do sistema webmail. **f)** Em havendo prazo para solicitação estabelecido no calendário vigente, após três dias úteis da data limite, os processos sem a assinatura do interessado na declaração serão arquivados sem encaminhamento. **g)** Ao final dos trâmites estabelecidos nas resoluções, instruções normativas e regulamentações vigentes, o solicitante será notificado para dar ciência na decisão apresentada. **h)** O interessado terá um prazo de dez dias corridos para recorrer da decisão, caso contrário, a decisão será encaminhada para as providências pertinentes e arquivamento do processo. ====== Seção de Protocolo Antiga ====== A Seção de Protocolo antiga será mantida ativa apenas para os **[[graduacao:protocolo|processos abertos em 2016]]** que não foram migrados para o novo sistema SEI.