Capítulo 4 - Modulação por Pulsos - Página 14  

4.17 Densidade Espectral do Ruído de Quantização 

O ruído de quantização é um sinal ciclo-estacionário, pois é formado por pulsos retangulares de duração Ts posicionados a intervalos regulares Ts.
 
      (4-10)
 
Com a aplicação de (1-43) obtém-se a equação da densidade espectral do ruído de quantização.
 
     (4-11)
 
Para o exemplo com D=1, tem-se o gráfico abaixo no qual percebe-se claramente que o ruído de quantização não pode ser eliminado por filtragem uma vez que 77% potência total encontra-se na faixa de frequências |f| < 1/(2.Ts) que corresponde à faixa do sinal desejado.
 
 
Uma solução aparentemente simples para reduzir o erro de quantização consiste no aumento do número de níveis de quantização. Do ponto de vista prático, entretanto, com o aumento do número de níveis tem-se como consequência o aumento do número de bits da palavra binária que quantifica uma amostra, acarretanto na necessidade de um ADC que realize conversões mais rápidas e com maior precisão e, portanto, mais caro. Este procedimento provoca ainda o aumento da largura de faixa espectral ocupada pelo sinal PCM e, no caso do armazenamento da informação, haverá uma quantidade maior de bits a ser estocada.
 
Outra solução seria manter o número de níveis e aumentar a taxa de amostragem. A potência média do ruído de quantização não se altera com este aumento, mas o gráfico da densidade espectral é escalonado de forma a aumentar a porção da potência média de ruído que é deslocada para fora da faixa de frequências de interesse.
Esta segunda solução tem como vantagem sobre a primeira o fato de não exigir um ADC mais preciso, mas as outras desvantagens permanecem.
 

Universidade Federal do Paraná - Departamento de Engenharia Elétrica - www.eletr.ufpr.br/artuzi