Capítulo 1 - Conceitos Preliminares - Página 27 

1.34 Distorção Não-Linear 

Todo circuito elétrico ativo, ou seja, aquele que recebe energia de uma fonte externa para seu funcionamento, apresenta características de um circuito não-linear exibindo patamares de saturação devido à limitação física da fonte externa. Os amplificadores são exemplos típicos de circuitos ativos não-lineares. Alguns circuitos passivos também podem possuir característica não-linear, como no caso dos transformadores com núcleo ferro-magnético que é um material saturável em relação ao fluxo magnético.
 
A característica de saturação de um circuito deforma o sinal incidente provocando outro tipo de distorção diferente da linear, é a distorção não-linear.
 
Felizmente, os circuitos mencionados acima, apresentam característica quase linear antes de atingirem o patamar de saturação, permitindo o seu uso no processamento de sinais que contém informação.
 
O tratamento matemático que envolve circuitos não-lineares genéricos é complicado e exige aproximações, tal como a série de Volterra. Entretanto, a complexidade matemática pode ser amenizada se for assumido que o circuito não apresenta distorção linear e que o tempo de transmissão do sinal de uma porta a outra é nulo. Esta aproximação não é suficiente em projetos e simulações de circuitos elétricos, mas é satisfatória para o entendimento de alguns fenômenos não-lineares importantes que ocorrem no processamento dos sinais elétricos.
 
A figura abaixo representa a relação entre o sinal x(t) incidente e o sinal y(t) transmitido num circuito não-linear com saturação. A linha tracejada mostra a característica desejável.
 
 

 A curva y(t) por x(t) é denominada curva de transferência (que não deve ser confundida com função de transferência)  e pode ser representada matematicamente através da expansão em série de Taylor.
 

     (1-47)
 
Os circuitos não-lineares são projetados de forma a produzir, dentro do possível, uma curva de transferência no formato de uma função ímpar. Neste caso os coeficientes Kn com n par são desprezíveis.
 

Universidade Federal do Paraná - Departamento de Engenharia Elétrica - www.eletr.ufpr.br/artuzi